terça-feira, 18 de março de 2014

Eu Quero Ser Jogador

A mídia nos vende que nós somos o país do futebol, somente do futebol, compramos essa ideia? Ué, compramos a Copa!


Agora, com tantos jogadores que recebem milhões, que são fortes e saudáveis, que geralmente vem de uma origem menos abastada, e que viram garotos propaganda de marcas famosas no mundo inteiro, pergunto: como algum garotinho não iria querer ser um jogador de futebol quando crescer?




Tudo bem, que o futebol é uma ótima ferramenta para desenvolver o jovem, tanto fisicamente, quanto mentalmente, já que, além de um esporte, ele também é muito usado em programas de organizações não governamentais. Mas, sem exceção, toda semana há pelo menos uma entrevista com algum jogador de futebol na TV, como se eles fossem astros de cinema. Por quer não querer ser engenheiro, médico, ou advogado, meu filho? 


Em resposta, há outras perguntas: quantos médicos são famosos pelo nome? Quantos advogados? E quantos engenheiros? A educação é a chave sim, mas enquanto a mídia persuadir o jovem você acha mesmo que teremos mais, e novas, escolhas para o futuro?


Não estou querendo culpar só a mídia, a mídia faz o papel dela, ela se alicerça de nossa própria cultura para nos oferecer seus conteúdos, tal como é o governo. Eh, é difícil pensar que somos nós os culpados, de certa forma.


Mas, o que é que faz com que o brasileiro se ligue tanto ao futebol? Em que momento da história criou-se tremenda conexão? Particularmente, não sei o porquê, mas não faria mal perguntar para os primeiros cartolas...



Victor Mauricio Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário