sábado, 15 de março de 2014

Monólogo ao Pé do Ouvido

Monólogo ao Pé do Ouvido + Banditismo por Uma Questão de Classe

{Recomenda-se ler [o post] e ouvir [a música] ao mesmo tempo}


"Modernizar o passado/É uma evolução musical..." - Chico e todos os outros que ajudaram a criar o manguebeat, tiveram a brilhante ideia de unir elementos do rock, da música eletrônica, com batidas regionais, tais como o coco e o maracatu. - "Cadê as notas que estavam aqui?/Não preciso delas!/Basta deixar tudo soando bem aos ouvidos..." - Esse verso é uma resposta clara a música erudita, aqui Chico diz que não é preciso de notas, nem de partituras, afinal, Chico não as "usava".

Chico Science e Nação Zumbi
"O medo dá origem ao mal/O homem coletivo sente a necessidade de lutar..." - Aqui uma (talvez) clara declaração sobre a luta de classes (comunismo), ou somente um mensagem democrática. - "O orgulho, a arrogância, a glória,/Enchem a imaginação de domínio..." - Eclesiastes 1:2: Vaidade das vaidades, diz o pregador, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade... (A Bíblia) - "São demônios, os que destroem o poder bravio da humanidade...".

"Melhor morrer de pé do que viver de joelhos!" (Célebre frase de Zapata)
Viva a Zapata!/ - Zapata, Emiliano, revolucionário e herói mexicano, que lutou pela Reforma Agrária no México. - Viva a Sandino!/ - Sandino, Augusto César, revolucionário e rebelde nicaraguense, que lutou contra a presença estadunidense no seu país. - Viva a Zumbi!/ - Zumbi dos Palmares, o último líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência negra, contra a escravidão, no Brasil. - Antônio Conselheiro!/ - O Peregrino, Antônio Vicente Mendes Maciel, líder e profeta do sertão nordestino, que uniu milhares de pessoas em Canudos, a espera do retorno de Dom Sebastião I.

Huey Newton e Bobby Seale, chefes do partido radical dos Panteras Negras
Todos os Panteras Negras! - Black Panther Party era um partido político estadunidense, criado por uma militância que patrulhava as ações policiais nos guetos negros, e que defendia revolucionariamente a luta contra o racismo nos EUA. - Lampião, sua imagem e semelhança/ - Virgulino Ferreira da Silva, foi uma das figuras mais controvérsias da história nordeste, em que em dado momento foi heroico, numa espécie de Robin Hood, e noutra foi bandido, que assassinou, e saqueio de, inocentes; o mais famoso dos cangaceiros. - Eu tenho certeza, eles também cantaram um dia...".

A música Monólogo ao Pé do Ouvido é como um "prólogo" do Lama ao Caos, como um estreito corredor por onde se abre as ideias revolucionárias do manguebeat, um encontro entre revoltas políticas e revoltas musicais. O Monólogo é um "chamado", um convite solitário sobre um beat de fundo, uma batida eletrônica de aviso, um aviso de que algo começa a caminhar, através do seu ouvido, em direção a sua mente.

Lampião e seu bando, os cangaceiros mais temíveis que existiram.


Agora, vamos para Banditismo Por Uma Questão de Classe!


Victor Mauricio Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário